E o nosso encontro aconteceu. Depois de tantos meses de trabalho achei que passou  rápido demais! Mal tive tempo de conversar com os amigos. Gostaria de ter sentado em cada roda de conversa para trocar idéias, para tomar um trago, escutar a aventura que cada um viveu no vôo para o Rio, mas pouco pude fazer.

No último mês fiquei assustado com a meteorologia. Explico: nos quatro fins de semana que antecederam o ENU, a chuva chegava na sexta feira e só ia embora na segunda. E não era uma “chuvinha” qualquer. Tivemos ventos de 120 km/h num deles. No último choveu como poucas vezes vi. Estive em Ubatuba com o SEAWIND e tive que deixa-lo por lá.

Aí a torcida foi para chover até o meio da semana, o que nos garantiria bom tempo no evento. E foi o que aconteceu: na noite de quarta a chuva parou e na quinta feira o dia amanheceu com um sol radiante. Sexta, sábado e domingo o céu esteve de brigadeiro, sem uma nuvem sequer.  Só piorou na terça mas ai todos já haviam voltado para casa.

Quando o tempo melhorou eu tive a certeza de que o evento seria um sucesso. Afinal, se até S. Pedro estava conosco, quem seria contra?

Correu quase tudo como planejado. Falhas aconteceram e tentamos corrigi-las. Gostaria que as críticas nos fossem enviadas por e-mail para que possamos colocá-las no nosso relatório de forma a auxiliar a equipe que montará o 3o ENU que será em ARAXÁ-MG nos dias 19, 20, 21 e 22 de JUN/2003.

Albrecht, Ceotto e Montandon

A escolha, como de praxe, seria feita por votação mas diante da apresentação do MONTANDON (MCABUL em Araxá) e da fita que foi projetada com um convite formal do Prefeito daquela Cidade de Minas Gerais, não houve outra proposta de sede e a escolha foi por aclamação. Eles prometem fazer o próximo encontro melhor do que este que acabou ontem e tanto o CEOTTO, Diretor de Eventos da ABUL quanto eu e o Santana vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para que isto se torne realidade.

Vou agora fazer um relato do que aconteceu nestes três dias de muita festa e confraternização.

Para nós da ABUL o evento começou na terça feira quando recebemos o MURILO MENEZES que veio de Porto Velho. Ficou conosco na sede ajudando um pouco mas fazendo um tremendo “piquete”. Piquete é quando você não trabalha e não deixa os outros trabalharem....

Brincadeira. Ele nos ajudou fazendo o que sabe: mexer no computador. Para quem não sabe ele É PILOTO mas mais do que isto, é a pessoa que fez e mantém o site da ABUL.

Na quinta feira fui ao CEU para acompanhar a montagem da tenda e de  toda a infraestrutura que o ABEL GOMES nos deu. Abel é sócio do CEU e dono da P&G CENOGRAFIA LTDA www.cenografia.com .

Quem esteve lá viu as oito tendas enormes que formaram o "tendão" que cobriu toda a área que abrigou as 30 mesas com 10 lugares cada e o palco. Aquelas faixas bonitas que davam as Boas Vindas a todos também foram obra dele e sua equipe.

Já neste dia encontrei vários pilotos participantes que tiveram pressa em chegar. De noite houve uma reunião dos pilotos do CEU para falar de assuntos técnicos e sobre o ENU e o CEOTTO de Itú, D’AMORE e  MAGDANELLO de S. Paulo, SCHRAPPE e EDUARDO de Curitiba e outros que posso ter esquecido, foram convidados a participar. A confraternização começou já nesta noite com um churrasco que é tradicional no CEU após as reuniões de pilotos.

Na sexta feira nossa equipe de atendimento começou a distribuição dos KIT PARTICIPANTE que consistiam de um crachá, convite e as pulseiras que  serviam para identificar os participantes e permitir o ingresso em cada dia (cores diferentes), patrocinados pela 14 BIS, um “boton” alusivo ao evento, duas camisetas que a AIR MAX www.airmax.com.br ofertou, um boné ofertado pela ALPHA BRAVO www.alphabravo.com.br, guias turísticos e mapas da cidade fornecidos pela TURISRIO e RIOTUR.

Neste mesmo tempo, com início às 09:00 horas, rolava o I SIMPÓSIO DE INSTRUTORES DE ULTRALEVES que foi sugerido pelo Lúcio Flávio de Curitiba e que foi conduzido pelo Ten Av GARBIN, instrutor da AFA mas também da EAA- Escola Americanense de Aviação que tem suas belas e completas instalações lá em Americana-SP.

O Garbin está montando, à nosso pedido, um curso de formação e padronização de instrutores que pretendemos seja um marco divisor de duas fases da nossa aviação ultraleve: a da formação de pilotos  amadorísticamente como vínhamos fazendo para a formação mais técnica como já está sendo buscado pela própria EAA, a 14 BIS do CEU e outras.

Sexta feira era a NOITE DOS PIONEIROS  e a VARIG www.varig.com.br  como empresa PIONEIRA na nossa aviação comercial, ofereceu o jantar.

A noite estrelada, um ventinho providencial que não permitiu a decolagem do esquadrão de mosquitos que fatalmente nos atacariam, a bela estrutura que o ABEL GOMES montou para nós fez o ambiente próprio para as homenagens que se seguiram.

Como eu disse na noite: Quem tem "mestres de cerimônia" do quilate de um ARMANDO NOGUEIRA e de um LAURO CHACON, não corre o risco de não fazer sucesso.

Inicialmente o Lauro, a LIA VASSIMON, Diretora Social do CEU e da ABUL, e eu mesmo, fizemos a entrega de uma placa a algumas pessoas que ajudaram e ainda ajudam nossa aviação desportiva.

Assim, receberam a homenagem o Ten Brigadeiro Flávio de Oliveira LENCASTRE e o Brigadeiro do Ar Leci de Oliveira PERES, o primeiro, o Diretor Geral do DECEA e o segundo, seu Chefe de Subdepartamento, pois graças a eles nós poderemos voar a partir de aeródromos situados em Espaços Aéreos controlados, com aeronaves nas quais não poderíamos instalar um transponder. Eles modificaram as regras para colocar na legislação a criação dos corredores pelos quais entraremos e sairemos dos espaços controlados.

Outro homenageado foi o Cel Av R/R Euro Duncan Campos Rodrigues, Adjunto da Divisão de Aerodesporto do DAC. Graças ao empenho dele o nosso RBHA 103 A saiu coerente e a última modificação que passou para o DAC a emissão dos CPR não penalizou em nada os usuários.

Entregamos ao MURILO MENEZES, nosso Webmaster, a outra placa. Um detalhe: eu só o conheci pessoalmente na sua chegada ao Rio. Há 3 anos ele trabalha graciosamente para a ABUL e só havíamos mantido contato por telefone ou e-mail.

O Major Brigadeiro R/R Lauro Ney Menezes não pode estar presente mas no domingo eu pude ter o prazer de lhe passar às mãos o troféu que lhe foi ofertado como agradecimento por tudo o que ele fez pela nossa aviação desde a década de 80 quando foi Diretor do CTA.

Nestas placas que consistiam de um cubo de resina contendo um brevet da ABUL cobrindo uma base onde se lia:

"A você que deu asas ao nosso sonho, o reconhecimento da aviação ultraleve”

Ao lado do palco foi colocado sobre um tablado o U-063, um MX recuperado pelo Valdir e que está tão novo quanto estava quando foi registrado a muitos anos atrás.

O ARMANDO NOGUEIRA, leu seu poema QUARTETO ULTRALEVE, composto em homenagem àquela maquininha na qual iniciou-se na aviação ultraleve.

O Lauro então convidou ao palco oito mulheres-pilotos para fazerem a entrega das placas aos dez primeiros pilotos que voaram ultraleve e que foram habilitados com o CPD mais os representantes da primeira fábrica e do primeiro clube. Eram elas as Cmtes, Dani, Carla, Tay, Margi Moss, e Viviane, Andréa e Simone, estas três, da organização The Ninety-Nines e a Cmte. Lia.

Foram chamados os pioneiros:

PAUL GEISER, GUSTAVO ALBRECHT, PATRICK BREDEL, CARLOS LUIZ MARTINS, FERNANDO SOUZA PINTO, JOÃO CARLOS BERTO, OZÓRIO MARQUES NETO, JOSÉ GERALDO SOUZA PINTO, LUIZ VIEIRA SOUTO, SÉRGIO PEDRA, CESAR NEPOMUCENO, presidente do CEU, homenageado como o primeiro clube de ultraleves do Brasil e EDUARDO CLARK, atual proprietário da MICROLEVE, mais antiga fábrica em atividade.

Outra significativa homenagem foi prestada pelo DAC ao Gustavo Albrecht, presidente da Abul, que pela dedicação à aviação desportiva e, especialmente, a nova regulamentação do Piloto de Recreio, recebeu a Carteira de Piloto de Recreio - CPR, número 001

A música desta noite foi patrocinada pelo meu amigo JOÃO RODRIGUES, Ex-colega da Aeronáutica, que lançou um empreendimento imobiliário chamado CNHU-Centro Náutico e Hoteleiro de Ubatuba www.cnhu.com.br onde pretende reunir além de ex-colegas, pilotos de qualquer espécie, numa bela área de lazer. A música da RAMBLERS TRADITIONAL JAZZ BAND onde o FRITZ MEIER, piloto e instrutor de ultraleves toca deu o toque romântico na noite.

Depois do JAZZ o show foi de um  trio de violino, violão e pandeiro e estendeu-se até a meia noite quando os ônibus da Empresa 1001 www.1001.com.br  do nosso filiado CARLOS OTÁVIO, levaram os participantes de volta aos hotéis.

Enquanto nos divertíamos nesta e na noite seguinte, Patrulhas do 31o Batalhão  de Policia Militar faziam a vigilância em frente ao CEU.

No sábado começamos o brífim para a revoada as 09:00 horas. Combinamos que eu sairia como líder mantendo 60 mph no Coyote U-5040 que o Camargo me emprestou. Decolei do CEU pela pista 21 enquanto o Cel Av R/R Wylton agilizava no solo as decolagens seguintes. Foram ao todo 46 aeronaves. Voei na proa do Recreio para dar tempo de decolar mais aeronaves e depois curvei a esquerda indo por sobre mar em direção à Pedra da Gávea. Passei S. Conrado, o Morro Dois Irmãos, Leblon, Ipanema, Arpoador, Copacabana e ao chegar ao Leme engrenei uma curva pela direita para retornar. Só eu falei com a TWR JR  e RJ para coordenação.

Por sobre o mar voltei até o Recreio e depois sobrevoei o Riocentro na proa do Campo dos Afonsos. Cruzamos todos na vertical a 1000 pés e fizemos o tráfego para a pista 08 onde pousamos em fila indiana.

Somente duas das 46 aeronaves tiveram que arremeter.

Lotamos o pátio do MUSAL < www.musal.aer.mil.br >, para alegria do seu Diretor, Brigadeiro do Ar R/R Bhering e do Cel Av R/R BRAGA, nosso eterno ídolo, que nos esperavam em pleno sábado, dia de folga do pessoal do MUSAL onde só trabalham os funcionários escalados.

Tiramos várias fotos com o BRAGUINHA como ele é conhecido.

Voltamos para o CEU onde almoçamos uma massa servida pelo restaurante do Clube e depois fomos brindados com uma excelente palestra proferida pelo Cel R/R Portela, Chefe da Divisão de Normas do DECEA.

Em seguida nosso homenageado da noite anterior, Cel Av R/R Duncan, nos trouxe uma mensagem do DAC falando alguma coisa sobre a futura ANAC, sobre nosso CPR e sobre a nova matrícula dos UL, ressaltando o fim do prazo para a troca que é 31/12/02.

A música nesta noite foi responsabilidade do grupo de chorinho ABRAÇANDO O JACARÉ e agradou os participantes.

Como show, tivemos o Cel Av  R/R Wylton que canta o repertório de Frank Sinatra. Foi muito aplaudido.

O “CARECA” (Marco Antonio Ribeiro da Silva) lá de Campos surpreendeu a todos com seu violão cantando músicas da Bossa Nova.

O “Surfista Prateado”, Roberto Pinto, sócio do CEU, deu um show de guitarra  no estilo Jimmy Hendrix.

Neste jantar de sábado foi escolhida a cidade de ARAXÁ para sediar o 3o ENU, como foi dito anteriormente.

Nós criamos alguns troféus que queremos ofertar anualmente no ENU: O PILOTO MAIS IDOSO EM ATIVIDADE e os inscritos que vieram de mais longe, voando sua aeronave  e por outros meios.

Este ano, levaram o primeiro troféu o PATRÍCIO  e o ADJAN que compareceram ao ENU com um PELICAN, vindos de NATAL-RN. O segundo troféu foi para o MURILO MENEZES que veio de Porto Velho-RO, a cidade mais distante. Está escrito nas placas: “Longe é um lugar que não existe. Você provou isto voando até o Rio para o 2o ENU”.

O Piloto mais antigo esteve conosco na sexta feira a tarde mas não pode comparecer na festa à noite. Trata-se do CUSTÓDIO NETTO JUNIOR, nascido em 1912 e que, por ter sido aposentado como piloto da FUNAI aos 82 anos, bandeou-se para o ultraleve comprando um KITFOX que está baseado na APUB de Brasília.

No seu troféu foi escrito:

-         Na vida...       quanto mais se vive mais se aprende!

-         Na aviação... quanto mais se aprende mais se vive!

-         CUSTÓDIO NETTO JÚNIOR... você é um sábio!

O domingo amanheceu com o mesmo céu de brigadeiro e as 10:30 horas, com a ambulância cedida pelo GSE da Defesa Civil e os bombeiros do GMAR à postos, começou o show aéreo com o vôo do Cmte Silvio do CEU e seu RANS S9, agora com fumaça.

Em seguida decolou de Jacarepaguá o Cel Av BORIN com o Decathlon do Aeroclube do Brasil, a quem agradecemos a participação, e fez um belíssimo vôo. Ele já voou na Esquadrilha da Fumaça e entende da arte.

O ponto alto ficou com o PITTS S2A do Cmte GUNAR, Campeão da categoria Avançada em 2000 que fez o público aplaudir de pé quando, terminado o vôo, pousou na pista 21 do CEU. Foi cercado pelos participantes quando estacionou seu avião, muito menor que um ultraleve, junto ao local onde o assistíamos. Obrigado ao CAFÉ TOKO, seu patrocinador e que autorizou este vôo que abrilhantou o ENU.

Os 2 NA T6 da OI escreveram um OI no céu e depois, em ala, nos deliciaram com um belo show de acrobacias. Parabéns ao Carlos EDO e ao Laerte pela bela demonstração.

Os dois pousaram em SBJR mas chegaram a tempo de acompanhar a PAELLA que foi preparada junto à pista pelo Sr JOSÉ e Dona ELZA, ofertada pela OI.

Além de ter sido a melhor paella que já havia comido, seu preparo foi o último espetáculo do dia: armaram um grande fogo circular com o 500 tijolos que comprei, colocaram sua panela especial de 2m de diâmetro sobre o fogão improvisado e ali fizeram comida para 200 pessoas. Cabe dizer que todos os ingredientes utilizados são importados(lula de Portugal, camarão do Chile, mexilhões da Espanha, etc).

Durante todo o evento pedi que me ajudassem a beber os 1000 litros de chopp que o Zé Carlos e o Maurício Inácio de Governador Valadares nos ofereceram pois, se acabássemos com eles a SKOL nos daria mais 100 litros. Pena que acabou no meio da PAELLA e não deu tempo de buscarmos mais.

Assim terminou a nossa festa sem nenhum acidente. Espero que tenha sido do agrado de todos os participantes. Que os organizadores dos próximos encontros considerem o 2o ENU como a referência de padrão mínimo para a festa de confraternização dos pilotos de UL brasileiros.

Nada disto teria sido possível sem o apoio dado pelo CEU através de sua diretoria, funcionários e associados que tiveram seus vôos de fim de semana prejudicados por várias restrições de horários e pelo tumulto de tantas aeronaves visitantes estacionadas.

O Apoio do 31o BPM, do GMAR, da TURISRIO e RIOTUR foi fundamental para o sucesso do evento.

Aos nossos patrocinadores o agradecimento final pois tudo começou com o apoio deles

Patrocinaram e apoiaram o 2o ENU:

AIRMAX - www.airmax.com.br

AERO BRAVO - www.aerobravo.com.br

ALPHABRAVO - www.alphabravo.com.br

AUTOVIAÇÃO 1001 - www.autoviacao1001.com.br

CLUBE CEU - www.clubeceu.com.br

CNHU - Centro Náutico e Hoteleiro de Ubatuba - www.cnhu.com.br

DEFESA CIVIL - www.defesacivil.rj.gov.br

EAA - eaaaviacao@plugon.com.br

FLYER - www.flyer.com.br

MICROLEVE - www.microleve.com.br

OI - www.oi.com.br

SKOL - www.skol.com.br

TRIKE ÍCAROS - www.trike.com.br

TURISRIO - www.turisrio.rj.gov.br

VARIG - www.varig.com.br

14 BIS - Escola de Aviação - www.alphabravo.com.br/14bis_main.html

31º Batalhão da Polícia Militar / RJ - www.policiamilitar.rj.gov.br/31bpm/index.htm

Agora é aguardarmos Araxá/2003


19, 20, 21 e 22 de junho de 2003, a cidade sede de nosso próximo encontro.

  G. Albrecht